Como Funciona

Ciclo de crescimento capilar saudável



O cabelo é nutrido pelos vasos sanguíneos na base do folículo capilar, proporcionando o suporte necessário para o crescimento. Entre o início do crescimento e a queda do cabelo, um ano depois, cada fio passa por quatro fases distintas: Anagénese, Catagénese, Telogénese e Exogénese.

A qualquer momento, cada fio encontra-se numa fase diferente do ciclo de crescimento. Com o tempo, a duração da fase Anágena (ou fase de crescimento) diminui, o que pode fazer com que o cabelo se torne mais fraco e fino a cada ciclo. Por isso, é fundamental garantir que a alimentação seja rica em nutrientes para manter um crescimento capilar saudável e normal.

Todos perdemos alguns fios de cabelo diariamente. Estes correspondem aos fios que estão naturalmente na fase final (queda) do ciclo capilar. Considera-se normal perder entre 50 a 100 fios por dia. A queda de cabelo superior a este valor pode ser provocada por diversos fatores.

Fatores que Afetam a Saúde do Cabelo

A perda de cabelo pode ocorrer por diversos motivos, incluindo fatores genéticos, alterações hormonais ou o processo de envelhecimento. O stress também tem um impacto significativo na saúde capilar, pois pode agravar a queda de cabelo, gerando mais stress e criando um ciclo contínuo de perda capilar.

A forma mais comum de queda de cabelo é a Alopecia Androgenética, conhecida como calvície masculina. Este tipo de perda de cabelo começa com o afinamento na coroa da cabeça e uma linha capilar em retrocesso, com a queda a progredir para a parte frontal. Nas mulheres, o afinamento pode começar com o aumento da linha da parte ou na coroa.

Efuvium Telógeno é o termo utilizado para descrever a queda excessiva de cabelo, ou seja, a perda de mais de 50-100 fios por dia. Pode ocorrer devido a várias causas, muitas das quais estão relacionadas com o stress, como recuperação de uma doença, alterações significativas de peso ou após o parto.

Além disso, existem outros tipos de queda de cabelo. A perda repentina de cabelo pode ser um sinal de uma condição médica subjacente que precisa de tratamento. Se estiver preocupado com a sua saúde ou com a queda de cabelo, é importante consultar um médico especializado para diagnóstico e orientação.