Queda de cabelo

Há muitos fatores que influenciam um cabelo saudável. Estes englobam toda uma série de aspetos médicos, emocionais e de estilo de vida que podem impedir o corpo de absorver os nutrientes essenciais de que necessita para um cabelo saudável.
Mulheres
Alterações hormonais
As alterações hormonais associadas à menopausa podem afetar o ciclo de crescimento de um cabelo saudável, embora este efeito secundário da menopausa seja relativamente raro, pode ocorrer em alguns casos. Outras alterações hormonais no corpo, nomeadamente problemas de tiroide e reações hormonais a mudanças no sistema autoimunitário, podem causar o enfraquecimento ou perda do cabelo, em algumas mulheres. Mulheres com Síndrome do Ovário Poliquístico também podem ter problemas capilares devido a um desequilíbrio hormonal e maior sensibilidade às hormonas masculinas, encontradas naturalmente no corpo das mulheres.
Período pós-gravidez
A gravidez, apesar de constituir um processo natural e bonito, pode ser um evento estressante para o corpo de uma mulher. Por conseguinte, é comum as mulheres sentirem o enfraquecimento do cabelo ou até ter peladas após o parto, enquanto os níveis hormonais normalizam. No entanto, costuma ser uma fase temporária e voltar ao normal a seu tempo. Sublinhe-se que não recomendamos que as mulheres tomem Viviscal durante a gravidez ou amamentação.
Contracetivos
As pílulas contracetivas são de uso comum entre as mulheres. Este contém uma mistura de progesterona e estrogénio, que ocasionalmente podem afetar a saúde capilarde uma pessoa com historial clínico hereditário de perda de cabelo.
Homens e Mulheres
Idade
Entre os 20 e 30 anos, uma pessoa costuma ter 615 folículos pilosos por centímetro quadrado. Esse número cai para 485 aos 50 anos, e para os 435 aos 80. Cada fio de cabelo também se torna mais fino e, por isso, há uma redução no volume de cabelo.
Stress
Perante o stress diário, as glândulas suprarrenais produzem mais adrenalina, o que pode originar um aumento na produção de testosterona e dihidrotestosterona (DHT). Se não tiver outras hormonas em número suficiente para contrabalançar isto, o cabelo pode não ser tão saudável como deveria. Para algumas pessoas, o stress diário pode prejudicar o estado do cabelo e tornar-se um ciclo vicioso: o stress afeta o ciclo do cabelo e o impacto disto pode causar mais stress ao indivíduo.
Má alimentação
Uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais é essencial para um cabelo saudável. O folículo piloso é um tecido não-essencial, por isso, é um dos últimos a receber substâncias nutritivas. Por conseguinte, qualquer deficiência de longo prazo pode levar à queda prematura de cabelo.
Proteínas
Coma pelo menos 150 gramas de proteínas por dia. Os alimentos ricos em proteínas são a carne, o frango, o peixe, o feijão, os ovos, o queijo e o tofu. Como o cabelo é composto por 80% a 95% de proteína, é uma parte importante da sua alimentação.
Ferro
A deficiência de ferro pode contribuir para a queda de cabelo, sobretudo em mulheres e homens com falta de proteínas adequadas na sua alimentação.
Outros minerais
Outros minetais importantes para um cabelo saudável são o zinco (existente no marisco e no feijão), silício (encontrado nas batatas, nos pimentos vermelhos e verdes e nos rebentos de soja), magnésio (existente nos legumes verdes e nos frutos secos) e ácidos gordos essenciais (como os ácidos gordos ómega encontrados no peixe).
Produtos capilares em excesso
O uso excessivo de sprays, colorações, ferros de alisar ou encaracolar pode danificar o cabelo a longo prazo. Os homens e mulheres que julguem que o seu cabelo saudável está a ser afetado podem querer reconsiderar os produtos que usam para o cabelo e couro cabeludo e ponderar outros suplementos nutritivos e métodos capilares mais saudáveis.
Fumar
Fumar pode afetar o cabelo saudável. Ficou já provado que fumar cigarros causa má circulação, o que pode afetar a quantidade de fluxo sanguíneo disponível para os folículos pilosos do couro cabeludo.